Eleição para o nome da biblioteca. Clique aqui.

 

SEMANA DO LIVRO – de 27 a 31 de outubro

“Chegará o tempo em que as livrarias e as padarias abrirão suas portas no mesmo horário e, antes de comprar leite e pão, as pessoas comprarão livros e mergulharão mais cedo na leitura. Chegará o tempo em que os contos de fadas voltarão a ser contados, trocados e discutidos nas feiras, nos guetos e nas praças. E, com todo respeito aos cachorros e cadelas, voltará o tempo em que o livro de histórias novamente será o melhor amigo do homem.”   Jonas Ribeiro

 

 

PROGRAMAÇÃO
Evento interno envolvendo alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Dia 27/10
Segunda-feira (atividades apenas no horário da manhã)

8h – “Fábulas Repaginadas” – Alunos do 6º ano vão apresentar as suas releituras das fábulas para os alunos do Ensino Fundamental I.  Local: Platô da Biblioteca

9h – “Um incentivo à produção de jovens escritores”Palestra com Edson Rossato para alunos do Ensino Médio. Em um bate-papo descontraído, o palestrante vai procurar esclarecer os principais pontos para o início de uma produção literária. Para tanto, utilizará experiências pessoas engraçadas e vídeos, além da interatividade com os espectadores.

Eleição para o nome da Biblioteca – Durante todo o dia, uma urna ficará na biblioteca para votação. Estude os possíveis nomes e escolha o seu!

Dia 28/10 

9h – Oficina com Ozeni Lima – para alunos do Ensino Fundamental II
A escritora publicou em 1992, numa produção independente, o livro de poemas e crônicas, TRANSPARÊNCIA. Recebeu vários prêmios, inclusive o de Revelação em Literatura do ano, 1997, da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, Mogi das Cruzes, SP, com o livro de crônicas CASABERTA. Considera-se uma catadora de histórias. Afirma não ser autora exclusiva de suas obras. Acredita que as idéias são sementes divinas, soltas no universo, à disposição de todos. Aproveita a intimidade que tem com a vida para catar as melhores histórias.

Dia 29/10 – DIA NACIONAL DO LIVRO

10h – Palestra com Heloisa Prieto – para alunos do Fundamental I

11h – Palestra com Heloisa Prieto – para alunos do Fundamental II

17h30 – Lanche Literário – para pais e alunos

18h30 – Palestra para Pais – “Palavras que complicam as crianças e encrencam os adultos”, José Luiz Bathazar Jacob – Quem é que nunca se viu em uma situação de mal-entendido, mas que depois de tudo esclarecido deu boas gargalhadas? As crianças têm seu próprio modo de entender as coisas, por isso é importante ter cuidado ao esclarecer suas dúvidas. O leitor vai se divertir com essas crônicas que retratam o universo infantil, suas “complicações” e as situações embaraçosas nas quais os adultos podem se ver envolvidos.
As crianças que ficarem poderão participar de atividades com o prof. Kiko, enquanto os pais assistem à palestra.

Dia 30/10
(Atividades para período da manhã e tarde)

Árvore da Leitura – livros ficarão pendurados na árvore do espaço do Fundamental II para que os alunos possam sentar-se embaixo dela e desfrutar deste agradável momento. Haverá também mediação de leitura para os alunos do Fundamental I.

Intervalo literário – Caixotes de livros com temas específicos (Poesias, História em Quadrinhos, Curiosidades, Terror e Aventura) estarão disponíveis para leitura em diferentes espaços da escola.

DURANTE TODA A SEMANA

Exposição Farmácia Literária – alunos do 6º ano vão expor os trabalhos realizados durante o Projeto Farmácia Literária. O objetivo do projeto foi transformar as informações de um livro em texto nos moldes de uma bula de remédio. O material ficará exposto no pátio coberto.

Prosa e Verso continuado – Atividade interativa, no mural do pátio do Fundamental II, para que cada aluno dê a sua contribuição em diversos poemas e histórias. Cada um escreve um trecho e no final…surpresa! Divulgaremos as produções no site.

Meu livro preferido – mural disponível no pátio coberto para alunos escreverem o nome do livro que mais gostou de ler. No final do dia, certamente, teremos uma grande lista de indicações.

Um livro que marcou a minha vida – será montado um mural na entrada da Rua Armando Barroso, com os depoimentos de professores, coordenadores e direção do Friburgo.

Indicação literária – Durante o ano todo, dentro do projeto “Leitura de Escolha Pessoal” (LEP), os alunos os alunos do Ensino Fundamental II, leram em média 8 livros cada um. Agora está na hora de indicar! A Exposição destas indicações ficará exposta nos murais do pátio do Ensino Médio.