Este espaço será destinado à sugestões de leitura na área de Educação. Estes livros poderão ser encontrados na Biblioteca do Friburgo e estarão à disposição de pais e professores.

globalizacao
Globalização: O que É Isso, Afinal?, Cristina Strazzacappa

Atualmente, nosso mundo é um só. Vivemos numa imensa aldeia, pois não existe país algum que esteja isolado dos outros. Através do rádio, da TV, do telefone, dos satélites artificiais, dos computadores e da Internet as distâncias foram eliminadas. Estamos na era da globalização!

 

 

pensararteFazer e pensar Arte, Anna Marie Holm

A arte educadora dinamarquesa Anna Marie, veio ao Mam em 2005 para uma experiência educacional. Seu trabalho com o público do Museu foi um sucesso, motivado pela qualidade de sua pesquisa e à investigação da arte como recurso para educação. O resultado desta experiência está transformado neste livro.

 

 

filosofia
Temas de Filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins

O ensino de filosofia se funda no esforço de promover a reflexão autônoma sobre questões de nossa vida pessoal e pública. este livro aborda cinco grandes temas: Cultura, Ética, Conhecimento, Política e Estética.

 

 

 


O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos.Robert J. Marzano, Debra J. Pickering e Jane E. Pollock

O que funciona na educação? Como a pesquisa educacional encontra seu caminho até a sala de aula? Como podemos aplicá-la para ajudar nossos estudantes individualmente?
Perguntas como estas surgem na maioria das escolas, e educadores ocupados freqüentemente não têm tempo para encontrar as respostas. Os autores examinaram décadas de achados de pesquisa para destilar os resultados em novas e amplas estratégias de ensino que têm efeitos positivos sobre a aprendizagem do aluno.

 

 


Estratégias de Leitura, Isabel Sole

Enfatizando sempre que o ato de ler é um processo complexo, a autora, utilizando um texto simples e agradável, explicita-o dentro de uma perspectiva construtivista da aprendizagem.

 

 


Como ensinar uma atividade complexa como escrever? Durante os últimos dez anos, se enfatizou a necessidade de atender a complexidade dos processos envolvidos e a multiplicidade de conhecimentos exigidos pela atividade de escrever, gerando entre os professores a compreensão de que se deve efetivamente ensinar a escrever, que não basta pedir aos alunos que escrevam e corrigir os seus trabalhos.
Propostas didáticas para aprender a escrever, Anna Camps e Cols